Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, em 2013 morreram quase 42 mil pessoas no trânsito brasileiro.

Vocês sabiam que os acidentes de trânsito são a 8ª causa de morte no Brasil? Sim, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, em 2013 morreram quase 42 mil pessoas no trânsito brasileiro. Os acidentes envolvendo veículos automotores só ficam atrás das doenças cerebrovasculares, infarto agudo do miocárdio, pneumonia, diabetes, homicídios
por arma de fogo, doenças hipertensivas, doenças respiratórias como bronquite, enfisema e asma.

Para que isso diminua é preciso que cada um de nós tenha cuidados. O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUT) dá 10 dicas de ouro para segurança no trânsito. Fique atento:

1 – Todos os ocupantes do veículo, adultos e crianças, devem usar o cinto de segurança. Inclusive no banco traseiro.

2 – Respeite os limites de velocidade. Reduza a velocidade em frente a escola ou lugares de grande concentração de pedestres.

3  – Crianças de até 7 anos e meio nos carros devem usar equipamentos de proteção adequadas a idade (bebê conforto, cadeirinhas ou assento de elevação).

4 – Motociclista use sempre equipamentos de proteção: capacete, luvas, botas e jaquetas.

5 –Não use o celular enquanto dirige. A distração é um dos principais fatores de risco para quem está ao volante.

6 – Respeite vagas reservadas para idosos ou deficientes. Gentileza melhora a convivência no trânsito.

7 – Dirigir embriagado reduz em até 25% o tempo de reação, aumentando o risco de acidentes. Se beber vá de táxi, ônibus ou carona.

8 – Pedestre deve sempre ser respeitado. Lembre-se: você também é pedestre.

9 – Bicicleta também é veículo, portanto deve respeitar a sinalização de trânsito. Motorista mantenha uma distância segura de 1,5m ao ultrapassar ciclistas.

10 – Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Pare e descanse antes de pegar a estrada.

Data de publicação: 15/08/2015

Compartilhe!