Preocupada com os altos índices de acidentalidade, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou, na sua Assembléia Geral, ocorrida em 02 de março de 2010, o período de 2011 a 2020 como a Década de Ação pela a Segurança no Trânsito em todo o mundo.

Preocupada com os altos índices de acidentalidade, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou, na sua Assembléia Geral, ocorrida em 02 de março de 2010, o período de 2011 a 2020 como a Década de Ação pela a Segurança no Trânsito em todo o mundo.  A Resolução da ONU foi motivada por dados da Organização Mundial de Saúde que apontam em cerca de 1,3 milhão de vítimas fatais e US$ 518 bilhões gastos a cada ano no mundo em decorrência de acidentes de trânsito. Noventa por cento das mortes ocorrem, segundo o relatório, em países de baixa e média renda, entre eles, o Brasil.

A ONU entende que o problema da acidentalidade é grande demais para ser solucionado isoladamente por qualquer entidade, órgão ou autoridade. Por isso está conclamando todos a participar de um esforço conjunto para a redução dos índices. A meta para a Década é reduzir as mortes, o número de feridos e de sequelados em 50%.

As ações para a Década serão orientadas por cinco pilaresbásicos propostos pela ONU:

1. Fortalecimento da gestão da segurança no trânsito;
2. Infraestrutura viária adequada;
3. Segurança veicular;
4. Comportamento e segurança dos usuários;
5. Atendimento ao trauma, assistência pré-hospitalar, hospitalar e reabilitação.

Links recomendados

Resolução 64/255 da ONU: www.who.int/roadsafety/ about/resolutions

Plano Global para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito:  www.who.int/roadsafety/ decade_of_action/plan/en/ index.html

Relatório da OMS: www.who.int/violence_ injury_prevention/road_safety_ status/2009/en/index.html

Livreto OMS Saving millions of lives: www.who.int/violence_injury_ prevention/publications/road_ traffic/decade_booklet/en/ index.html

Fonte: DetranRS

Data de publicação: 22/07/2016

Compartilhe!