Pela segunda vez desde a implementação do modelo de distanciamento controlado, a R-22 - onde Lavras do Sul faz parte, entra em bandeira preta.

Nesta terça-feira (05), seguindo o DECRETO Nº 55.705 de 4 de janeiro de 2021, do Governador Eduardo Leite, a R-22 (Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul) passam a ser classificados como alto risco epidemiológico. A bandeira preta não signfica lockdown, ou o fechamento geral das atividades. Porém, estabelece uma série de medidas mais restritivas a fim de evitar a disseminação do vírus.
No sábado (02), o Prefeito Sávio Prestes entrou com uma moção juntamente com os municípios que pertencem a essa região, porém o Governo do Estado negou na tarde de ontem (04).
Lavras do Sul encontra-se hoje com controle da atual situação, o município adotará medidas de bandeira preta, apenas por pertencer a R-22.
Entre os protocolos de bandeira preta que as cidades da R-22, incluindo nosso município, devem adotar estão:
  • Comércio não essencial - fechado;
  • Comércio atacadista e varejista - 25% trabalhadores;
  • Comércio varejista de produtos alimentícios (mercados, açougues, fruteiras, padarias e similares) e combustíveis - 50% trabalhadores;
  • Educação - ensino remoto;
  • Serviços de construção, obras de infraestrutura e indústria de alimentos - 75% trabalhadores;
  • Indústria de bebidas - 50% trabalhadores;
  • Indústria de fumo, vestuário, calçados e similares - 25% trabalhadores;
  • Transporte coletivo - 50% trabalhadores;
  • Feiras, exposições, festas, academias, piscinas, clubes sociais e esportivos, competições esportivas, pet shops, barbearias e salões de beleza - fechado;
  • Missas - 25% trabalhadores, sem presença de público;
  • Restaurantes - tele-entrega e pegue e leve.

Um boletim atualizado com o número exato de casos confirmados e suspeitos deve sair ainda hoje pela página da Secretaria Municipal de Saúde no facebook.

Data de publicação: 05/01/2021