Mulheres que queiram fazer o procedimento podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que em um outro momento, será executado mais aplicações de implantes.

No início da tarde desta quinta-feira (17), a Prefeitura de Lavras do Sul através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a segunda fase do Programa de Planejamento Familiar dentro do município. Ao lado da Secretária de Saúde Adjunta Anna Christine Vivian, da Dr.ª Cleice Carvalho, da Enfermeira Luciana Marques, da Técnica em Enfermagem Janice Saraiva e da equipe de Saúde da cidade, foram aplicadas em torno de vinte implantes contraceptivos.
Segundo o Deputado - Dr. Thiago Duarte - Médico Ginecologista, essa segunda fase é fundamental para dar segmento ao direito de quando e quantos filhos irão querer ter essas mulheres: "Lavras do Sul entra na vanguarda em cuidar da saúde da mulher." Comenta Duarte.
Os primeiros implantes foram colocados em outubro de 2021, relembre: Clique aqui.

O implante é subcutâneo - sendo colocado embaixo da pele da mulher, ele é um contraceptivo de longa duração, gerando efeito por até 3 anos. Em 10 dias ele alcança 100% de eficácia contraceptiva o que ajuda a paciente a decidir quando e quantos filhos quer ter, evitando os riscos de esquecer de tomar o anticoncepcional e comprimidos diários ou de aplicar a injeção mensal.

Efeitos colaterais
Como na injeção a paciente poderá sangrar um pouquinho todos os dias por seis meses. É normal! De cada 10, uma vai acontecer isso. Há padrões de menstruação: de cada 10, seis ficam sem menstruar. Três delas menstruam periodicamente e uma acaba tendo sangramento por seis meses o que não diminui a eficácia do remédio.

Alterações do peso
Não engorda. 3 % das mulheres terão aumento do apetite e 3% terão diminuição.

Contraindicação
As mulheres que não podem usar o implante subcutâneo são aquelas que fazem tratamento para tuberculose, aquelas que tomam medicação antiepiléptica e mulheres que tiveram AVC, infarto ou trombose.

Daremos início a terceira fase de aplicação nos próximos meses.

Fonte: Bruno Fernandes/Ascom PMLS

Data de publicação: 17/03/2022