Mais de 150 alunos receberão o passaporte da Rota e vão poder carimbar ao visitar cada estação temática.

Os alunos do 4º e 5º ano, da Escola Municipal Maria Joaquina de Menezes, em abril, foram os primeiros a visitar a Rota do Ouro, projeto de educação e cultura promovido pela Lavras do Sul Mineração. A agenda, que prevê ainda a visitação de outras 4 escolas do município e duas do Estado, foi aberta com a presença de 29 alunos, de 9 a 11 anos que, de forma lúdica, puderam retirar seus passaportes e carimbar em duas estações do projeto, a Estação Pecuária e a Estação do Garimpeiro.

Localizada no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo e criada em parceria com o Sindicato Rural do município, a Estação Pecuária possibilitou às crianças conhecerem mais sobre a criação e tratamento do gado, uma das principais atividades econômicas desenvolvidas na cidade. Além disso, elas ouviram histórias sobre a busca pelo ouro e o cobre no território que deu origem às primeiras fazendas da região.

Na Estação do Garimpeiro, projetada em parceria com a imobiliária Caju Negócios, os alunos puderam visualizar um acervo com mais de 20 registros históricos, entre fotografias e ferramentas que eram utilizadas pelos trabalhadores no garimpo.

A programação já está fechada até dezembro. “O nosso principal objetivo é a cada visita resgatar um pouco da história dessa terra e incentivar o crescimento com responsabilidade e compromisso com o passado, o presente e o futuro”, afirma Paulo Serpa, Country Manager da Lavras do Sul Mineração, empresa à frente do projeto em parceria com a Prefeitura e instituições locais que apoiam a educação, a cultura e a preservação da memória.

Sobre a Lavras do Sul Mineração

A Lavras do Sul Mineração é uma subsidiária do grupo Lavras Gold Corp., uma empresa canadense de exploração listada na Toronto Venture Exchange, sob o símbolo LGC, e que explora o projeto LDS, localizado no estado do Rio Grande do Sul.

Data de publicação: 02/05/2023

Créditos das Fotos: Bruno Fernandes