A sessão aconteceu nas dependências da Câmara de Vereadores e contou com a presença da equipe do Executivo Municipal.

O prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes, participou nesta terça-feira (25) de sessão especial na Câmara Municipal de Vereadores de Lavras do Sul. Na ocasião, o prefeito realizou a leitura dos feitos da administração em 2022, detalhando as ações implementadas e as metas da gestão para este ano.
Ao iniciar a sua fala, o chefe do Executivo Municipal destacou o trabalho de reorganização no município desenvolvido pela Prefeitura desde o início de sua gestão e ainda salientou que hoje o município vivencia uma realidade diferente, com a comunidade tendo mais atenção.
O prefeito pontuou ainda avanços na saúde, informatização dos serviços do município e a garantia de ensino de qualidade a partir de projetos na educação.

COMPROMISSO COM OS SERVIDORES
O compromisso com o servidor municipal é uma prioridade da Prefeitura de Lavras do Sul. E, em consonância com essa prioridade, é que será realizado concurso público, para oportunizar que centenas de pessoas tenham acesso a fazer parte dos quadros do município em áreas como saúde, educação, obras e outros cargos.

A TERRA DO OURO NO RUMO DO DESENVOLVIMENTO
Com convicção da importância de assegurar o desenvolvimento de Lavras do Sul, o prefeito falou sobre metas e investimentos no município.
Com a chegada de novas empresas, Lavras do Sul será uma terra de mais trabalho, de mais futuro.
O desenvolvimento econômico em prol de geração de emprego e renda sempre foi prioridade para a gestão.

EDUCAÇÃO
A Administração Municipal destina amplo investimento para a educação voltado à estruturação das unidades de ensino, que ao total são sete. Foram adquiridos noves veículos novos para a frota escolar. Além disso, os alunos contam atualmente com um psicólogo excepcionalmente a disposição deles e a pasta conta com um Conselho Municipal de Educação reestruturado.

OBRAS
Um grande trabalho de estruturação na cidade tem sido colocado em prática nos bairros, como por exemplo, a implantação de pavimentação e reformas em alguns locais. Além dos trabalhos de limpeza e revitalização urbana.
Com os trabalhos realizados pela gestão, alguns sonhos há anos acalentados pela população já foram e estão sendo realizados, outros vão virar realidade em breve.

SAÚDE
Além de detalhar todo trabalho com vistas à assegurar assistência à população, o prefeito também comentou da frota de veículos que foi toda renovada, gerando mais conforto aos pacientes nas viagens eletivas. Além disso, foram adquiridas UTI Móvel, a qual já salvou vidas e, ambulância.
São muitos os programas destinados a saúde da comunidade lavrense.
Foram investidos também recursos no único hospital de pequeno e médio porte do município, oportunizando melhorias na infraestrutura.

PLANEJAMENTO, AGRICULTURA E ASSISTÊNCIA
A Administração Municipal atende mais de 1.248 famílias através do CAD Único, dando toda a assistência necessária.
No planejamento, foram adquiridas novas máquinas, tanto para trabalhar na zona rural quanto urbana do município. Além de reformas, e aquisições como: lâmpadas LED para uma iluminação mais econômica, a qual em breve, atingirá mais bairros e, videomonitoramento no município para mais segurança da população.
Em 2022, houve uma estiagem severa no verão e pouca chuva no inverno e primavera, o que agravou mais a seca deste ano, em relação ao ano passado. A Secretaria Municipal de Agricultura vem realizando um trabalho incansável na distribuição de água potável no interior do município, não muito diferente do ano passado, são mais de 30 mil litros distribuídos diariamente.

TURISMO E CULTURA
Através de eventos tradicionais, fomenta-se a economia local, oportunizando ainda que o lavrense tenha entretenimento e lucre.
Lavras do Sul atualmente está no mapa do turismo, bem como é referência por sua história.
A Casa de Cultura, bem como a sede da pasta passou por reestruturações e hoje estão de portas abertas para receber visitantes.

MEIO AMBIENTE
Em breve, um problema de 20 anos, será resolvido: a estação de transbordo. O assunto que está em forma de projeto, logo ganhará os primeiros passos para sair do papel.

A maior parte do que o município arrecada, está sendo investido na saúde e na educação. Mesmo com todos os problemas relacionados a atual situação econômica em que o país vive, o salário dos servidores está em dia.

Algumas metas ainda estão nos planos da gestão: como a pavimentação do segundo distrito: o Ibaré, reestruturação das pontes do município, entre outras.
O prefeito Sávio Prestes finalizou, salientando que o ano de 2023 continuará sendo de foco exclusivo ao município, atenção total ao trabalho pela comunidade da terra do ouro, será um ano de fortalecer ações em andamento e concretizar novos projetos.

Confira a íntegra a fala Prefeito Sávio Prestes: https://youtu.be/9Weh-_qJu3c

Fonte: ASCOM - PMLS