RSS Lavras do Sul - RS Notícias de Lavras do Sul/RS Mon, 23 May 2022 21:19:20 -0300 Mon, 23 May 2022 21:19:20 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/rss Prefeitura de Lavras do Sul abre Processo Seletivo para médico Sat, 21 May 2022 10:58:10 -0300 https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1373/?prefeitura-de-lavras-do-sul-abre-processo-seletivo-para-medico.html https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1373/?prefeitura-de-lavras-do-sul-abre-processo-seletivo-para-medico.html Prefeitura de Lavras do Sul, anuncia a realização de novo Processo Seletivo, tendo como objetivo o preenchimento de cinco vagas, bem como a formação de cadastro reserva para profissionais da área da Saúde.
Segundo o edital as oportunidades são para Médico. Para concorrer à oportunidade é necessário que o candidato possua curso superior na área de atuação com registro no respectivo órgão de classe. Ao ser admitido, o profissional deverá cumprir jornadas de 40 horas semanais e contará com remuneração mensal de R$12.000,00.

Inscrição e seleção
As inscrições acontecem entre os dias 23 e 27 de maio de 2022 das 8h às 14h, na sede da Prefeitura de Lavras do Sul, sito à Rua Cel. Meza nº 373.
A classificação dos candidatos será feita por meio análise curricular e experiência profissional com base nos critérios estabelecidos no edital.

Clique aqui para conferir o Edital.


]]>
Executivo e Legislativo trabalham juntos por Lavras do Sul Mon, 16 May 2022 10:37:26 -0300 https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1372/?executivo-e-legislativo-trabalham-juntos-por-lavras-do-sul.html https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1372/?executivo-e-legislativo-trabalham-juntos-por-lavras-do-sul.html Em agenda em Porto Alegre, o Prefeito Sávio Prestes, junto ao Presidente da Câmara de Vereadores, Guto Bittencourt, participou da Apresentação e discussão da Semana Internacional do Folclore de 2022. A Semana está marcada para o período entre 15 e 22 de agosto e marcará, neste ano, o centenário de Lilian Argentina, uma das maiores pesquisadoras e folcloristas gaúchas e ainda membro da Comissão Nacional de Folclore.
A intenção também é incentivar a retomada das atividades presenciais, depois de dois anos de pandemia, em que muitas das ações foram realizadas de forma virtual, enquanto outras não puderam acontecer.
O Chefe do Poder Executivo de Lavras do Sul, finalizou o evento falando sobre as atividades folclóricas lavrenses e o que estamos projetando para o futuro, para trabalharmos juntos com a Comissão Gaúcha de Folclore.
Além de tratar da nossa cultura, o Prefeito e Presidente da Câmara, se reuniram com a CEEE Equatorial para tratar sobre  um problema  que atinge nós lavrenses: a frequente falta de luz. Em reunião com Dr. Giovani Silva, diretor de relacionamento da CEEE Equatorial, Prestes destacou as constantes quedas de energia e a demora nas ligações, deixando assim, a população lavrense indignada. Quando falta energia, a empresa demora muito para fazer a manutenção e reestabelecer o serviço. Diante de tantas perguntas, do motivo frequente da queda de luz, a diretoria da CEEE Equatorial, relatou ao Prefeito e ao Presidente, que a empresa fará uma série de investimentos ligados a melhoria no atendimento e manutenção, incluindo reestruturação de rede, contratação de equipe, novas subsidiarias.
Prefeito Sávio Prestes, com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores, em breve, irá receber a Diretoria da CEEE Equatorial para uma conversa esclarecedora para membros da comunidade. A agenda teve como pauta também, o efetivo da Brigada Militar - na Secretaria Estadual de Segurança Pública. Na ocasião, foi tratado sobre a falta efetivo da Brigada Militar  e Polícia Civil no município, e entregue o Projeto de vídeomonitoramento, onde o município já cumpriu com as suas obrigações e agora, aguarda o Estado entrar com mais efetivo para darmos seguimento ao trabalho.

]]>
Prefeitura conquista mais recursos de Emenda Parlamentar Tue, 03 May 2022 12:58:50 -0300 https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1371/?prefeitura-conquista-mais-recursos-de-emenda-parlamentar.html https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1371/?prefeitura-conquista-mais-recursos-de-emenda-parlamentar.html Está confirmado para Lavras do Sul o valor de R$ 250 mil via emenda parlamentar do Deputado Federal Alceu Moreira (MDB). O recurso terá o seu direcionamento para a implantação de infraestrutura para o esporte no município.
O documento que oficializa a destinação da emenda, foi entregue na manhã de hoje ao Prefeito Sávio Prestes, pelo Secretário Municipal de Administração e também Presidente do MDB de Lavras do Sul, Diego Afonso e Vice-prefeito Sérgio Santos - responsáveis pela captação dos recursos - na ocasião, demais membros do partido participaram do ato.
Essa ação do Deputado Federal Alceu Moreira (MDB) é mais uma emenda de sua autoria para a comunidade de Lavras do Sul.

]]>
Temporal deixa casas alagadas e deslizamento destrói parte de residência em Lavras do Sul Thu, 28 Apr 2022 20:38:20 -0300 https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1370/?temporal-deixa-casas-alagadas-e-deslizamento-destroi-parte-de-residencia-em-lavras-do-sul.html https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1370/?temporal-deixa-casas-alagadas-e-deslizamento-destroi-parte-de-residencia-em-lavras-do-sul.html O forte temporal que atingiu Lavras do Sul na madrugada desta quinta-feira (28), causou prejuízos a diversas famílias que tiveram seus imóveis destruídos pela forte chuva e ventania. Uma enxurrada deixou casas alagadas e dois deslizamentos de terra causaram destruição parcial de residências.
Moradores locais relataram que há muito tempo não se via temporal assim. Casas foram destelhadas, árvores e galhos foram arrancados e uma ponte acabou cedendo o seu calçamento com a forte enchente.
Além do estrago causado pelo temporal, a cidade toda ficou sem energia elétrica por mais de dez horas – problema frequente que os lavrenses vem enfrentando.
A equipe da Secretaria Municipal de Obras foi acionada por volta das 2h da manhã para atender as ocorrências em diferentes pontos da cidade. A pasta de Planejamento – onde a Secretária Mica Machado é Coordenadora da Defesa Civil – junto a de Comunicações, coletaram materiais para a elaboração de relatórios sobre os estragos causados pela chuva.
Foram distribuídas cestas básicas, cobertores e colchões para algumas famílias atingidas pelo temporal, os trabalhos seguem durante a noite desta quinta-feira (28) e nesta sexta-feira (29).


]]>
Prefeitura abre inscrições para 16 unidades habitacionais em Lavras do Sul Wed, 20 Apr 2022 14:18:49 -0300 https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1369/?prefeitura-abre-inscricoes-para-16-unidades-habitacionais-em-lavras-do-sul.html https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1369/?prefeitura-abre-inscricoes-para-16-unidades-habitacionais-em-lavras-do-sul.html A Prefeitura Municipal de Lavras do Sul informa que a partir do dia 25 de abril até o dia 03 de maio de 2022 estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Programa: A CASA É SUA, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, conforme Edital de Chamada Pública nº 001/2022.
O programa visa promover a Política Habitacional de Interesse Social através da construção de 16 (dezesseis) casas no Bairro Dr. Bulcão.
Os interessados deverão comparecer na Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Dr. Pires Porto n.º 62 - de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 14h, munidas dos seguintes documentos:

- Cédula de Identidade com foto ou Carteira Nacional de Habilitação;

- CPF;

- Comprovante de endereço atualizado;

- Comprovante de renda do requerente e demais pertencentes ao grupo familiar que residam na mesma residência;

- Comprovante de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do requerente (se houver);

- Comprovante de que não é proprietário de Imóvel Rural ou Urbano, documento este que deve ser obtido no Cartório de Registros.


Maiores informações poderão ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Assistência Social pelo fone (55) 3282 1843 ou pelo e-mail lavrassocial@farrapo.com.br.



Confira aqui o Edital.


]]>
Prefeito Sávio Prestes participa de Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Lavras do Sul Wed, 20 Apr 2022 08:57:58 -0300 https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1368/?prefeito-savio-prestes-participa-de-sessao-especial-na-camara-de-vereadores-de-lavras-do-sul.html https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1368/?prefeito-savio-prestes-participa-de-sessao-especial-na-camara-de-vereadores-de-lavras-do-sul.html Atendendo a Lei Orgânica Municipal, na manhã desta terça-feira (19), o Prefeito Sávio Prestes, se fez presente no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores para prestar informações sobre os feitos no ano de 2021.  ]]> Prefeitura anuncia liberação do uso de máscaras em ambientes fechados Tue, 12 Apr 2022 12:19:18 -0300 https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1367/?prefeitura-anuncia-liberacao-do-uso-de-mascaras-em-ambientes-fechados.html https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1367/?prefeitura-anuncia-liberacao-do-uso-de-mascaras-em-ambientes-fechados.html O Prefeito Sávio Prestes, assinou, nesta terça-feira (12), a liberação do uso de máscaras em locais fechados, em Lavras do Sul. Segundo o decreto, o item seguirá obrigatório apenas em unidades de saúde, para profissionais no desempenho de suas atividades e para servidores de escolas que atendam crianças menores de 05 (cinco) anos de idade.
Fica ainda recomendado o uso de máscara de proteção facial à pessoas portadoras de comorbidades e no interior de instituições de saúde, sejam elas públicas ou privadas.
O decreto entrou em vigor nesta terça-feira (12).



Confira aqui o Decreto N.º 8.062 de 12 de Abril de 2022.


]]>
Habitação: os primeiros passos para a casa própria de pessoas em vulnerabilidade foram dados. Fri, 08 Apr 2022 17:36:49 -0300 https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1366/?habitacao-os-primeiros-passos-para-a-casa-propria-de-pessoas-em-vulnerabilidade-foram-dados.html https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1366/?habitacao-os-primeiros-passos-para-a-casa-propria-de-pessoas-em-vulnerabilidade-foram-dados.html Prefeito Sávio Prestes, junto a Secretária de Planejamento Mica Machado, Secretária de Assistência Social, Cláudia Lopes Garcia, Vereador Clemar Biaggi - Presidente da Comissão Permanente de Obras, Saneamento, Habitação e Transportes, e, demais membros do Executivo Municipal, se reuniram para tratar sobre a proposta municipal protocolada no Programa Social: A CASA É SUA - do Governo do Rio Grande do Sul.
Serão construídas ao total 16 unidades residenciais no Bairro Dr. Bulcão, próximo as novas instituições de ensino e a Brigada Militar. Os imóveis serão destinados à pessoas em vulnerabilidade social e terão alguns critérios a ser seguidos, um deles: residir no município há 10 anos.
A Lei Municipal N.º 3.595 de 06 de Janeiro de 2020, que foi pauta na reunião, necessitará de alterações - com isso, o Executivo Municipal irá encaminhar ao Legislativo Municipal novo projeto de lei.
Em breve, será divulgado o edital contendo os demais critérios para se habilitar ao programa.

]]>
Murilo Goés é o patrono da Feira do Livro de Lavras do Sul Wed, 06 Apr 2022 09:34:46 -0300 https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1364/?murilo-goes-e-o-patrono-da-feira-do-livro-de-lavras-do-sul.html https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1364/?murilo-goes-e-o-patrono-da-feira-do-livro-de-lavras-do-sul.html A Feira do Livro de Lavras do Sul, volta a terra do ouro em 2022. Após dois anos sem o evento, em razão da pandemia de Covid-19, a feira retorna a partir do dia 09 de maio no Ginásio Fernando Pellizzer Teixeira. Em reunião com o Gabinete do Prefeito e a Secretaria Municipal de Educação, foi anunciado o patrono escolhido para essa edição, o escritor e autor do Site Panorama Lavrense, Murilo de Carvalho Goés. 
Nascido em Porto Alegre, em 19 de junho de 1980, é filho de Carmen Luzete de Carvalho Góes e Domingos Moreira Góes. Os pais de Murilo se conheceram em Lavras do Sul, embora não tenham nascido no município, porém, com o convívio com familiares e amigos, surgiu um forte vínculo com a cidade. Nos últimos 10 anos, tornou-se bastante conhecido pela dedicação ao Município, através da Internet e à longa distância.
Murilo realiza periodicamente visitas presenciais ao Município. Em novembro 2013, recebeu, através de indicação da Câmara de Vereadores de Lavras do Sul, o título de Cidadão Lavrense, por toda a obra literária e on-line construída para o Município. Participou também de visitas a diversas escolas de Lavras do Sul, interagindo suas experiências com os estudantes e o futuro do Município. Também deu entrevistas para rádios de Lavras do Sul e Bagé. Em 2016, publicou seu primeiro livro, chamado “Internet e Geografia – Aplicações e Desenvolvimento” e, em 2017, com a mesma obra, participou da Feira do Livro de Lavras do Sul.
Também, Murilo participou de grupos de imprensa da Região da Campanha, da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre e do Grupo dos Blogueiros do Brasil.
Murilo lançará, na Feira do Livro de Lavras do Sul, de 2022, o livro “PaLavras do Sul”, com todas as suas crônicas publicadas no jornal Folha Lavrense desde 2017. Em breve, será divulgada a programação oficial da feira.

]]>
Alterado o sentido de fluxo na Rua Dr. Pires Porto. Wed, 06 Apr 2022 08:53:57 -0300 https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1363/?alterado-o-sentido-de-fluxo-na-rua-dr-pires-porto.html https://www.lavrasdosul.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1363/?alterado-o-sentido-de-fluxo-na-rua-dr-pires-porto.html
Alterado o sentido de fluxo na Rua Dr. Pires Porto, essas alterações, agora, irão abranger o sentido do fluxo apenas entre a Rua Barão do Rio Branco e a Rua Tiradentes, onde passará a ter duplo sentido de circulação.
O trânsito no restante da Rua Dr. Pires Porto e João Bulcão, permanecem inalterados. As medidas foram tomadas sobretudo pelas especificidades relacionadas ao transporte escolar na Escola Municipal Prof.ª Helena Dutra Ferreira, além das dimensões da via em questão.
As novas medidas entram em vigor efetivamente a partir desta quarta-feira, dia 6.


]]>