Decreto Estadual autoriza retorno da educação infantil e do primeiro e segundo ano do ensino fundamental.

O governo do Rio Grande do Sul publicou na madrugada desta sexta-feira (23) um decreto que permite a volta às aulas presenciais em cidades que adotam o sistema de cogestão do modelo de distanciamento controlado, a partir da próxima segunda-feira (26). Segundo o documento, fica autorizada a retomada das aulas presenciais na educação infantil e no primeiro e segundo ano do ensino fundamental nos municípios que estão aplicando, em outros setores, os protocolos de medidas sanitárias referentes à bandeira vermelha.
O Chefe do Poder Executivo, Sávio Prestes, se manifestou em rede social pela manhã desta sexta-feira contra o retorno das aulas presenciais: “Não seremos irresponsáveis a esse ponto em Lavras do Sul. São as Prefeituras que vêm sofrendo as pressões, resolvendo problemas, protegendo a população e tentando salvar vidas. Porém, esse ato insano não cometeremos aqui. Nem agora e enquanto não houver plena segurança para nossas crianças”, escreveu Prestes.
O Prefeito no início deste ano letivo, através do Decreto N.º 7.818 de 03 de Fevereiro de 2021 já havia decretado o retorno das atividades com ensino a distância, e hoje, Sávio reafirmou o seu posicionamento sobre não voltar às aulas presenciais, acentuando que a preocupação e a defesa pela saúde e segurança de todos é mais importante que qualquer tentativa de retorno, sem vacina garantida aos educadores e equipes de escolas e sem segurança garantida às crianças e adolescentes, não irá ser autorizado o retorno das atividades escolares presenciais no munícipio.

Data de publicação: 23/04/2021

Créditos: Bruno Fernandes/AI Prefeitura