O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220,00.

O Saque Calamidade do FGTS é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência.

O valor só é liberado quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública tenha sido decretado por meio de decreto do governo do Distrito Federal, Município ou Estado e publicado em prazo não superior a 30 dias do primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência do desastre natural, se este for assim reconhecido, por meio de portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Para fins de saque, considera-se desastre natural:​
- Enchentes ou inundações graduais;
- Enxurradas ou inundações bruscas;​
- Alagamentos; ​
- Inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;​
- Precipitações de granizos;
- Vendavais ou tempestades;​
- Vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;​
- Vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;​
- Tornados e trombas d’água;​
- Desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.

O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220,00 (seis mil, duzentos e vinte reais),  para cada evento caracterizado como desastre natural, desde que o intervalo entre um saque e outro não seja inferior a doze meses.

O munícipe pode solicitar o FGTS também pelo aplicativo.

Aplicativo FGTS

Para solicitar o Saque do FGTS Calamidade através do APP FGTS, siga os passos a seguir:
- Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”; ​
- Escolha a opção “Outras Situações de Saques”; ​
- Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”; ​
- Selecione o munícipio de sua residência e clique em​ “Continuar”; ​
- Escolha uma das opções para receber seu FGTS​:
- Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou,
- Sacar presencialmente. ​
- Faça Upload dos documentos requeridos;
- Confira os documentos anexados e confirme; ​
- A CAIXA irá analisar sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.

Para fazer o download do APP FGTS ou para obter maiores informações através do Guia Rápido do APP FGTS, clique aqui.

Mais informações, através do número (55) 3282.1244 - com a Secretaria Municipal de Planejamento ou na sede na Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, onde o setor está lotado.

Data de publicação: 22/06/2022